NOSSA ESCOLA


TRAGETÓRIA HISTÓRICA DA E.M.E.F.PINHEIRO MACHADO

A Escola Municipal  Pinheiro Machado   foi fundada em 01.12.67, pelo Decreto Municipal nº 02/67 com o nome de Escola Municipal junto ao Parque  Pinheiro Machado, funcionando nas dependências da Capela São Gabriel na rua Recife no Bairro Parque Pinheiro Machado, sob a direção da professora Eunice Portela. Seu primeiro ano de funcionamento, na Avenida Brasil, no novo prédio, foi em 1982, sob a direção da professora Ivone Portela.
O terreno para sua construção foi doado pelo município, e em 1982 foi inaugurada a nova sede situada na Avenida Brasil.
Durante muitos anos funcionou em espaço físico composto por 3 salas  de aula e 2 salas onde funcionava a secretaria, diretoria e sala de professores.
Em 1993 a Escola passou a denominar-se Escola Municipal Pinheiro Machado em homenagem ao ilustre político brasileiro José Gomes Pinheiro Machado.
No ano de 1994 passou a oferecer o 1º grau completo.
No ano de 2000 a escola começou a denominar-se Escola Municipal, de Ensino Fundamental Pinheiro Machado.
A partir de 2002 contou com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos com quatro etapas divididas em 6 turmas, totalizando 169 alunos.
De sua criação até hoje a escola foi administrada por sete  gestores, sendo a atual a professora Lazi Martins e vice-diretora a Profª Isonia Maria Grützmacher, que assumiu a sua terceira gestão em 2010 e vem desempenhando seu trabalho voltado para o crescimento da Unidade Escolar. Hoje a escola oferece as seguintes modalidades de ensino: Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano, Educação de Jovens e Adultos, funcionando nos turnos matutino, vespertino e noturno.
Após a reforma e ampliação de suas instalações a escola conta com 10 salas de aulas, uma sala de Educação Especial, biblioteca, laboratório de informática, sala do Programa mais Educação, salas administrativas, sala de professores, secretaria, banheiros, cozinha. Atualmente conta com um quadro de funcionários de 43 professores, 4 serviços gerais e 645  alunos matriculados.
É uma escola com uma proposta de edificar uma geração com caráter e valores, que tenha uma ampla visão do todo, e para isso procura complementar a aprendizagem promovendo diversos projetos.