quarta-feira, 19 de agosto de 2009

POR QUE TRABALHAR COM GAUGUIN?

Eugène-Henri-Paul Gaugin era um artista pós-impressionista que nasceu em Paris, em 1848, numa família de classe média. Filho de um jornalista francês e de uma escritora peruana. Por causa do golpe de estado de Luís Napoleão, sua família se mudou para a América do Sul. Aos sete anos, depois de viver em Lima, Peru, de 1851 1 1855, voltou para a França e foi estudar em Orléans e Paris. Aos 17 anos se alistou na marinha permanecendo por cinco anos e teve a aoportunidade de visitar o Panamá e o Pacífico. Aos 23 anos, esteve no Brasil, passando um mês no Rio de Janeiro.

Gauguin, por exemplo, achava que a observação trazia a tona a subjetividade. Ele organizava os quadros de modo que representassem suas emoções, seus pensamentos, sem se preocupar com uma representação fiel da realidade.

Gauguin sempre esteve em busca de algo misterioso: o porquê de sua existência.

++++++++++++++++++++++++++++



O Professor de Educação Artística Gesiel Freitas dos Santos, desenvolveu com os seus alunos da EJA etapa IV um trabalho onde fizeram uma releitura das obras de Paul Gauguin.



E.M.E.F Pinheiro Machado

Disciplina: Artes

Professor: Gesiel Freire dos Santos



Plano de Aula

As Cores



Tema: Cor e Realidade



Justificativa:

Esse ciclo de atividades busca maravilhar os educandos sobre as cores existentes no seu entorno e na natureza, chamando a atenção para a esteticidade do mundo à sua volta e, também, aproximá-los da produção artística de um dos mais importantes artistas do século XIX, e que influenciou toda uma geração de artistas.

Um Pouco de História da Arte


Objetivos:


- dar a conhecer aos alunos as cores primárias e secundárias;

- dar a conhecer as cores Quente e Frias;

- relacionar as cores aos sentimentos; (as cores afetam nossa sensibilidade nos transmitindo determinadas sensações e sentimentos, mas, essa afetividade das cores é subjetiva, isto é, varia de uma pessoa para outra).

- expressar-se através do desenho e das cores;

- realizar leitura de obra de Paul gauguin;

- dar a conhecer movimento da História da Arte: Pós-Impressionismo.


Conteúdos de Arte:


Elemento da Linguagem Visual: Cor

Linguagem da Arte: Desenho e Pintura

História da Arte: Pòs-Impressionismo



Metodologia de Ação Pedagógica:


Abordagem Triangular envolvendo o Fazer Artístico, a Contextualização e a História da Arte através do uso do quadro negro para a construção de conceitos, folhas de papel como suporte para desenho e pintura e Informática para leitura de imagem e pesquisa.


1º Momento: Construção e introdução ao conceito de cor; como vemos as cores; cores primárias e secundárias; cores quentes e frias;


2º Momento: Atribuir cores às seguintes palavras: amor, paixão, alegria, solidão, felicidade, angústia, liberdade, tristeza, ausência, medo, indiferença, perfeição, pânico e urgência.


3º Momento: Optar por uma ou mais das palavras trabalhadas anteriormente e construir um desenho de acordo com essa escolha.


4º Momento: Pintar o desenho utilizando uma palheta de cores alegres.


5º Momento: No Laboratíro de Informática pesquisar sites sobre a obra e realizar leitura de Imagem e a partir da obra do Pós-impressionista Paul Gauguin. realizando Descrição, Análise e Interpretação da imagem.

Dentro dessa proposta está a de dar a conhecer aos alunos diferentes culturas como a do Taiti, foco de investigação e uma das fases de Gauguin, problematizando, deste modo, a Diversidade Cultural.

Através da leitura dessa obra os alunos poderão compreender também que a arte não busca imitar a realidade mas, ao criar outras realidades, fazer um comentário sobre o mundo buscando a sua significação.


Um Pouco de História da Arte

Gauguin é inserido dentro do movimento da Arte denominado de Pós-Impressionismo. O Pós-Impressionismo foi um momento de transição entre os séculos XIX e XX. Os artistas pertencentes a esse movimento aproveitaram os segredos da cor investigados pelos impressionistas e foram mais além na busca da expressão da emoção através de suas obras, eliminando a preocupação com a representação fiel da realidade. Dessa forma representavam um ser humano amarelo, árvores azuis, etc.

A estética desse movimento estava em valorizar a emoção em linhas expressivas e massa de cores puras. Como características principais encontram-se a essência das formas da natureza (Cézanne), o simbolismo intuitivo de cores e formas (Gauguin), o divisionismo de cores e formas (Seurat), a expressão exacerbada da emoção (expressionismo de Munch e Van Gogh), e a representação da vida noturrna (Lautrec).











TRABALHO SOBRE BULIMIA E ANOREXIA

Os alunos dos 8º anos realizaram bons trabalhos sobre o tema Bulimia e Anorexia. É impossível registrar todos aqui.

A aluna Andrielle Madeira da Rosa do 8º ano, Turma 81, fez um bom trabalho sobre bulimia, alertando os jovens sobre os perigos de trilharem caminhos que podem resultar em morte.





O ideal de beleza que a sociedade e os meios de comunicação impõem está associado à magreza absoluta. É preciso olhar para esses apelos com espírito critico e bom senso e não se deixar levar pela mensagem enganosa que possam expressar; Se o paciente anoréxico estiver correndo risco por causa da caquexia e dos distúrbios psiquiátricos deve ser internado num hospital para tratamento médico.

As alunas Hananda Devilene dos Santos Soares, Jéssica Almeida Gonçalves e Caroline Claussen da Silva apresentaram um trabalho sobre anorexia também alertando sobre os perigos da doença.

Existe tratamento. Ele é feito por uma equipe especializada, composta por psicólogos, nutricionistas e médico.




Parabéns pelo trabalho realizado. Vocês são o máximo!

TRABALHOS SOBRE BULLYING

A escola é um local de aprendizagem e de aquisição de normas e valores, onde os alunos constroem as sua personalidade e uma identidade própria.
A professora Elizabeth Regina Demarco em suas aulas de Ensino Religioso desenvolveu com seus alunos do 8º ano temas sugeridos por eles como Bullying, Bulemia e Anorexia..
Discussões como o comportamento do personagem Zeca (Duda Nagle), filho de César (Antonio Calloni e Ilana (Ana Beatriz Nogueira) que comete atrocidades com seus colegas de Escola e Professores, mostrando a falta de respeito, suscitou debates e consequentemente o trabalho sobre o Bullying. O bullying é utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica contra alguém em desvantagem de poder, sem motivação aparente e que causa dor e humilhação a quem sofre.
Bulemia e Anorexia também foram temas que levaram a trabalhos muito bons.
Subestimar a capacidade criativa dos alunos jamais. Postamos alguns trabalhos realizados pelos alunos no blog.